Portal da Cidade Poços de Caldas

TURISMO

Um oásis japonês em Poços de Caldas

Recanto Japonês é um dos grandes atrativos turísticos da cidade

Postado em 09/03/2018 às 15:37 |

Construído em 1975, local é um dos mais visitados em Poços de Caldas

Uma réplica de um jardim japonês bem no interior de Minas Gerais. Esse é o Recanto Japonês, construído em Poços de Caldas na década de 70 do século XX e que se tornou ao longo dos anos um dos lugares mais visitados pelos turistas.

A história do Recanto poços-caldense remonta aos anos 20, quando era conhecido por ser outro ponto turístico: a primeira caixa d’água do município. Além do Caixa D'água, o local tinha outros dois atrativos, conhecidos como Recanto das Borboletas e Restaurante Caixa D’água. Nessa época, chegou a ser visitado por figuras importantes da história do Brasil, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Somente em 1975 o espaço ganhou o nome de Recanto Japonês. Nessa época, numa iniciativa da Prefeitura e da Fertilizantes Mitsui S/A, o lugar foi fundado como uma homenagem da empresa japonesa a Poços de Caldas. 

Com vegetação e construções típicas, o Recanto fica localizado na Serra de São Domingos, rodeado pela mata nativa da região. O jardim, projetado por Katsuji Nagao e Tomio Kimura, é dos grandes atrativos do local. Além disso, o quiosque (ou caramanchão Azumaya) - uma réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês - chama a atenção dos visitantes, que podem ainda observar pequenas quedas d’água e um lago artificial com carpas coloridas e aproveitar a fonte dos Três Desejos: Amor, Saúde e Inteligência. 

Durante muitos anos, uma Casa de Chá construída com madeira trazida diretamente do Japão e sem utilizar pregos ou parafusos foi o grande destaque do Recando Japonês. Em 29 de agosto de 2016, um incêndio criminoso destruiu o prédio, ainda hoje não reconstruído.


Antiga casa de Chá destruída por um incêndio criminoso em 2016


Apesar da destruição, o local iluminado por lampiões típicos do Japão segue sendo parada obrigatória para os visitantes que querem curtir um verdadeiro oásis em meio a maior cidade do Sul de Minas.

COMO ENCONTRAR!

Recanto Japonês
Endereço: Rua Amapá, s/n – Jardim dos Estados
Acesso: De carro ou a pé
Horário de visitação: diariamente, das 8h às 18h

Fonte:

Deixe seu comentário