Portal da Cidade Poços de Caldas

SAÚDE

Mais de 700 pessoas são atendidas em mutirão de consultas oftalmológicas

Agendamentos podem ser feitos por pacientes que já estão na fila de espera

Postado em 12/06/2018 às 10:03 | Atualizado em 12/06/2018 às 14:43

Em 2018 já foram mais de 200 cirurgias de catarata realizadas (Foto: ACS/Prefeitura )

O mutirão de consultas oftalmológicas, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Cismarpa - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto Rio Pardo, já prestou 764 atendimentos até o final de maio, além das consultas já oferecidas mensalmente, pelo Sistema Único de Saúde.

Essa ampliação do atendimento é a continuidade de um trabalho que começou no segundo semestre do ano passado, quando foram realizados mutirões semanais aos sábados. “É mais uma ação que faz parte do nosso esforço de agilizar o atendimento e de esvaziar as filas de espera, facilitando o acesso da população”, declarou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Para esta ampliação permanente de consultas oftalmológicas, médicos foram credenciados para os atendimentos que são realizados nos respectivos consultórios. “O Cismarpa é um consórcio que atende a 21 municípios e cada um deles arca com o pagamento dos serviços  oferecidos aos seus moradores. Essa ampliação foi um pedido da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, para que mais consultas fossem viabilizadas dentro desta demanda de Poços”, afirmou Ceila Maria de Souza Mariano, secretária executiva do Cismarpa.

O atendimento é uma consulta de rotina, que inclui a verificação do fundo de olho, da pressão ocular e microscópica. Os agendamentos são feitos para pacientes já na fila de espera e que foram encaminhados para atendimento oftalmológico pelas unidades básicas de saúde. É por meio destas consultas, que os oftalmologistas identificam pacientes que necessitam de procedimentos como a cirurgia de catarata.

Um levantamento feito pelo Cismarpa no início de 2017 apontou que a demanda reprimida em Poços estava em 1.500 cirurgias. No ano passado, foram realizadas 1.328 cirurgias, número superior ao que foi feito nos quatro anos anteriores, de 2013 a 2016, quando foram feitos 1.282 procedimentos. E somente este ano, já foram mais de 200 cirurgias de catarata realizadas.

Fonte: ACS/Prefeitura

Deixe seu comentário