Portal da Cidade Poços de Caldas

EDUCAÇÃO

Sexualidade será discutida em escolas de Poços de Caldas

Ideia é levar até as instituições municipais palestras e dinâmicas informativas sobre o tema

Postado em 13/04/2018 às 10:04 | Atualizado em 13/04/2018 às 15:52

Ação vai contemplar estudantes de oitavo e nono anos (Foto: PMPC)

“Vestindo a Camisinha da Informação” é o nome do projeto que é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. A ideia é levar até as escolas, palestras e dinâmicas informativas sobre sexualidade.

Uma ação piloto já foi realizada na Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira e diante do bom resultado, a iniciativa será levada para toda a rede municipal. “A princípio nós atendemos a uma demanda trazida por esta escola e a resposta foi muito positiva, os alunos participaram bastante, foi muito interessante. Diante desta disposição da equipe da saúde que nos procurou, propondo o projeto, decidimos pela parceria“, disse Mário Augusto Marques, coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria de Educação.

A ação contemplará estudantes de oitavo e nono anos. Neste primeiro momento o projeto será levado a oito unidades. No segundo semestre, a atividade será realizada em outras escolas da rede. Cada escola poderá enviar perguntas feitas pelos estudantes que não precisam se identificar e assim ficar mais à vontade para participar. Os temas serão abordados pela equipe do Programa Municipal DST/AIDS.

“Em entrevistas feitas no nosso atendimento, nós constatamos um alto índice de adolescentes em situação de vulnerabilidade, que pode ser de diversas formas: cultural, social, econômica e isso tem aumentado consideravelmente a disseminação das infecções sexualmente transmissíveis. Então essa parceria com a Educação é muito importante porque abre esse diálogo com os jovens”, avaliou a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.

As atividades do projeto “Vestindo a Camisinha da Informação” começam a percorrer as escolas no início de maio.

Fonte: ACS/Prefeitura

Deixe seu comentário