Portal da Cidade Poços de Caldas

EDUCAÇÃO

Professores participam de curso sobre uso de tecnologias no ensino

No primeiro encontro, professores da educação infantil conheceram o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Postado em 12/03/2018 às 12:22 |

Curso une atividades presenciais e à distância (Foto: ACS/Prefeitura)

Professores da educação infantil da rede municipal estão participando de um curso sobre o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. A capacitação teve início nesta segunda-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Esta é a segunda edição do curso que tem como objetivo capacitar os educadores para que possam explorar, em sala de aula, os diversos recursos tecnológicos disponíveis. O primeiro encontro foi de apresentação do curso e da ferramenta Moodle. Agora, a formação segue à 

Ao todo, serão três encontros presenciais nos quais serão abordados temas como o uso da tecnologia na educação, o reconhecimento dos recursos tecnológicos colocados à disposição do professor e como utilizá-los no processo de aprendizagem, além do estímulo ao debate sobre novas formas de ensinar e aprender. O curso também pretende contribuir para elaboração de aulas mais diversificadas, dinâmicas e criativas.

O segundo encontro presencial será realizado no dia 30 de abril, com atividades práticas sobre a utilização da lousa interativa para uso pedagógico. “No próximo encontro, teremos uma aula prática sobre o uso da lousa interativa, como conteúdo articulado a esse curso. Nossa proposta é otimizar a usabilidade de recursos como este dentro das unidades de educação infantil da rede municipal”, destaca a gerente da Seção do Programa de Inclusão Digital da SME, Patrícia Lisboa Faria.

O último encontro presencial acontece em 30 de maio. O curso tem carga horária de 40 horas, sendo 28 horas virtuais e 12 horas presenciais, com certificação emitida pela Secretaria Municipal de Educação.

A educadora responsável é Andiara Cristina de Souza, pedagoga com especialização nas áreas de Alfabetização e Letramento e Design Institucional para EAD Virtual e mestranda na área da Educação na Universidade Federal de Alfenas, tendo como tema de pesquisa o uso das TICs na alfabetização matemática de alunos autistas. Possui diversos cursos de extensão na área da informática educativa, com 23 anos de trabalho como educadora na APAE de Poços de Caldas, sendo 17 anos dedicados ao uso da Informática no trabalho pedagógico com alunos com deficiência intelectual.


Fonte:

Deixe seu comentário