Portal da Cidade Poços de Caldas

MEIO AMBIENTE

Jogos e brincadeiras contribuem para o aprendizado em educação ambiental

Importância de métodos lúdicos foi tema de curso realizado em Poços de Caldas

Postado em 25/05/2018 às 09:14 | Atualizado em 25/05/2018 às 10:52

Profissionais da educação de Poços de Caldas foram certificados (Foto: Ideia Comunicação)

Profissionais da educação de Poços de Caldas durante o curso (Foto: Ideia Comunicação)

Atividade durante o curso para os participantes (Foto: Ideia Comunicação)

Desde 2002, a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) promove o Curso de Atualização em Educação Ambiental, atividade que já capacitou mais de 600 profissionais da educação em Poços de Caldas. Neste ano, o curso teve como tema a educação ambiental por meio de jogos cooperativos e metodologias ativas. Durante dois dias, educadores dos municípios de Caldas e Poços de Caldas puderam entender como estas atividades podem ser importantes para o aprendizado.

“O curso abriu um leque de oportunidades para os educadores da região, que passaram a conhecer uma variedade de atividades de educação ambiental”, conta Maria Helena de Lima, professora de geografia e meio ambiente da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, de Poços de Caldas. Com 32 anos de experiência na educação, Maria destacou também a troca de experiências possibilitada pela atividade: “Durante o evento, que recebeu muito bem os educadores, pudemos compartilhar o que vivenciamos em cada instituição. O objetivo agora é elaborar um projeto e desenvolvê-lo na nossa escola”.

Neste ano, o Curso de Atualização em Educação Ambiental foi ministrado por Myrian Castello, fundadora da Fábrica dos Sonhos, empresa que organiza palestras em instituições de ensino e empresas. O curso foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas. Ao todo, a capacitação contou com a participação de 45 educadores, além de representantes da Secretaria de Educação de Poços de Caldas e de Superintendências Regionais de ensino.

Professora da Escola Municipal Presidente Crispim Jacques Bias Fortes, no município de Caldas, Tania Zétula acredita que jogos e atividades podem ser fortes aliados da educação. “As crianças aprendem muito mais quando lidam com algo de maneira lúdica, colocando a mão na massa. A criação de uma horta, por exemplo, pode ser algo muito importante para a conscientização ambiental destes jovens”, revela a educadora.

O gerente da unidade da CBA em Poços de Caldas, Hamilton Wuo, destacou a importância da capacitação. “O Curso de Atualização em Educação Ambiental estimula o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a cidadania e sustentabilidade. Por meio desta iniciativa, que já realizamos há 16 anos, temos fomentado a educação ambiental na região, fazendo com que mais agentes da educação se tornem multiplicadores desta conscientização”, afirma o gerente.

Fonte: Ideia Comunicação

Deixe seu comentário