Portal da Cidade Poços de Caldas

Revista Exame coloca Poços entre as 100 melhores cidades para investimento

Postado em 11/10/2017 às 09:13

Poços registrou avanço na classificação em relação a 2016 e 2015 (Foto: )

Estudo divulgado pela Revista Exame desta semana, coloca Poços de Caldas entre os 100 melhores municípios brasileiros, com mais de 100 mil habitantes, para investimentos. No Sudeste aparecem 50 localidades e Poços, que ocupa a 92ª posição, registrou avanço na classificação em relação a 2016 e 2015, períodos que o município não figurou nesse seleto grupo.

O levantamento feito desde 2014 pela Urban Systems, por solicitação da Exame, considera 28 indicadores dentro de áreas importantes como desenvolvimento social e econômico, capital humano e infraestrutura.

O vice-prefeito, Flávio Faria, também titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), diz que a colocação de Poços no ranking da Revista Exame mostra a boa qualidade dos serviços prestados à população, que torna o município referência em Minas e no Brasil. De acordo com ele, para avançar mais em desenvolvimento econômico é importante planejamento, porque “quanto mais qualidade, maior é a exigência de usuário dos serviços”.

O índice Firjan, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que baseia esse tipo de levantamento, define como representativos para investimentos os índices de crescimento demográfico e econômico (Produto Interno Bruto – PIB), desempenho empresarial, renda média dos trabalhadores. Também investimento em saúde, educação, desenvolvimento financeiro, frota de veículos, transporte e infraestrutura urbana, ainda linhas rodoviárias e aeroportos, conexões em banda larga, redes de água e esgoto, etc.

Faria destaca, que além de ser bastante positivo Poços figurar entre as 100 melhores cidades para investimento, também é importante a elevação dos índices neste último ano. Para o vice-prefeito, no entanto, é preciso avançar mais no estímulo à produção para garantir outras melhorias sociais para Poços e toda a região.

No que diz respeito à importância de Poços no sul de Minas, Faria explica que o município é referência em pujança regional, entre outras coisa pela grande vida acadêmica, o que potencializa o capital intelectual e contribui para estimular a abertura de novas empresas. “Podemos citar também a infraestrutura significativa de nossa cidade, com duas autarquias responsáveis pela distribuição de energia elétrica e redes de água e esgoto”, exemplificou.

Distrito Industrial

Flávio Faria destaca a importância do Distrito Industrial e diz que as novas empresas já instaladas naquela área na zona sul da cidade, têm contribuído para o avanço de Poços nos índices sociais. De acordo com vice-prefeito, grandes grupos, médias e pequenas empresas já se instalaram no município. “Queremos agora tornar as empresas locais fornecedoras dos órgão públicos, para isso estamos num processo de valorização e potencialização do empresário de Poços”, comentou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Deixe seu comentário

Mais de portaldacidade.com