Portal da Cidade Poços de Caldas

DISCUSSÃO

Poços de Caldas terá Audiência Pública para debater Plano de Mobilidade

Infraestrutura do sistema de mobilidade urbana é um dos assuntos que serão abordados na próxima semana

Postado em 09/08/2018 às 11:08 | Atualizado em 09/08/2018 às 16:28

Acessibilidade e circulação viária estão entre os assuntos da pauta (Foto: ACS/Prefeitura )

No dia 14 de agosto acontece a audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana. Vai ser às 19h, na Urca e é aberta a toda a população. O plano é a ferramenta que analisa a mobilidade na cidade para definir ações que favoreçam o fluxo de pessoas em todo o ambiente urbano. Na audiência, será apresentada a síntese do processo de elaboração do plano de mobilidade. Haverá ainda debate e definição da equipe de trabalho.

A elaboração do plano é uma parceria com a Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira, que possui um curso específico de engenharia de mobilidade. O plano vai abordar assuntos como transporte público coletivo, circulação viária, infraestruturas do sistema de mobilidade urbana, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, operação e disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária e alternativas de transporte como as ciclovias.

O Plano de Mobilidade se faz necessário, uma vez que o município ainda não se enquadra na Lei Federal 12.587/2012. A lei estabelece que as cidades com mais de 20 mil habitantes tenham Plano Municipal de Mobilidade Urbana para, por exemplo, receber recursos federais.

Transporte coletivo - Os estudos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana serão utilizados também no processo licitatório para concessão do transporte coletivo urbano em Poços de Caldas, que ocorre em 2019. O plano fornece as diretrizes sobre o transporte público, a partir de pesquisas que serão realizadas com a população, mapeamento da rede de transporte municipal e intermunicipal coletivo por ônibus.

Fonte: ACS/Prefeitura

Deixe seu comentário