Portal da Cidade Poços de Caldas

FECHOU

Museu de Poços completa coleção de cédulas do Cruzeiro ao Real

Instituição fez campanha para doações de cédulas para fechar o acervo

Postado em 12/03/2018 às 07:48 | Atualizado hoje às 07:24

Falta ao Museu encontrar algumas cédulas, como as de réis (Foto: ACS/Prefeitura)

A campanha lançada em fevereiro pelo Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas para doações de cédulas para o Setor de Numismática já começou a surtir resultados. De acordo com o coordenador do Museu, Yuri Almeida Gonçalves, o Museu completou a coleção de cédulas do Cruzeiro ao Real.

Segundo Yuri, “Esse período inicia em 1942 com a unidade monetária de Cruzeiro. Em 1966 nossa moeda se torna o Cruzeiro Novo até 1970, quando volta a ser Cruzeiro. Já o Cruzado começa a circular no Brasil em 1986 e em 1989 entra o Cruzado novo. No ano seguinte nossa unidade monetária volta a ser o Cruzeiro. Em 1993 começa a circular o Cruzeiro Real e no ano seguinte o Real começa a circular, sendo nossa unidade monetária atual”, conta.

Ainda de acordo com Yuri, ainda falta conseguir encontrar algumas cédulas, como as de réis, que é a unidade monetária do Brasil Império a partir de 1.833 até a República em 1930. As doações podem ser feitas diretamente no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Exposição: Ainda é possível conferir a exposição de cédulas do período colonial. A exposição conta com acervo do professor de direito Ezio Frezza Filho. Há cédulas da França, Espanha, Portugal e Guiné que retratam a expansão marítima, também da Bolívia, Equador, Colômbia, Brasil, Estados Unidos, México, Haiti, Jamaica, Venezuela, Honduras, Guatemala e Nicarágua, demonstrando as lutas pela emancipação das colônias.

A exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sábado, das 12h às 18h, e domingo, das 8h às 14h (exceto feriados). O Museu fica na rua Padre Henri Mothon s/n. Escolas podem agendar visitas monitoradas pelo telefone 3697-2197.

Fonte: ACS/Prefeitura

Deixe seu comentário