Portal da Cidade Poços de Caldas

CUIDADOS

Defesa Civil Estadual orienta ações nos municípios

Evento discute temas como adaptação a mudanças climáticas e mapeamento de áreas de risco

Postado em 13/03/2018 às 15:01 |

Encontro explica como se dá a transferência de recursos federais e estaduais (Foto: ACS/PMPC)

Encontro promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) iniciado, nesta terça-feira (13), pela manhã em Poços de Caldas, reúne representantes do órgão e de outras corporações ligadas à segurança pública nos municípios do sul de Minas Gerais. O evento segue, até o próximo dia 15, na Urca sempre com atividades em dois períodos.

Entre os temas em debate estão questões importantes como conceitos básicos de proteção, impactos, vulnerabilidade, adaptação as mudanças climáticas, mapeamento de áreas de risco etc. Ainda, como se dá a transferência de recursos dos governos federal e estadual, em casos de calamidade pública, e também gestão e utilização do Cartão da Defesa Civil.

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, falou da importância da Defesa Civil e da necessidade de recursos financeiros para ações de prevenção a acidentes, já que os gestores municipais estão em dificuldades devido a falta de dinheiro, o que compromete a solução de todos os problemas. Segundo o prefeito, a boa notícia é saber que existem recursos e é obrigatório o repasse para uso em projetos nos municípios.

De acordo com Sérgio, Poços já está preparando alguns projetos nesse sentido e vai buscar dinheiro, junto aos órgãos federais e do estado. Como exemplo, o prefeito citou a avenida Ubirajara Machado, há anos com problemas, que precisa da execução de uma obra cara. “Porém, se não for feita pode causar grandes transtornos, inclusive com prejuízos financeiros bem maiores”, ressaltou.

O assessor da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, informa que o órgão em Poços está se reestruturando de forma a melhorar a eficiência no que diz respeito, principalmente, à prevenção de acidentes. Conforme ele, nesse processo estão incluídos grupos de servidores públicos, além do apoio especial da Secretaria de Planejamento, do Departamento de Água e Esgoto (Dmae) e do DME Distribuição”.

Áreas de risco - Mauro acrescenta que a Defesa Civil monitora todas as áreas de risco de Poços de Caldas, que estão localizadas em bairros como o Jardim Kennedy, São Jorge, Vila Rica, São José e São João. De acordo com ele, a atenção se estende, ainda, para alguns deslizamentos como os das margens do ribeirão na avenida João Pinheiro.

Fonte:

Deixe seu comentário