Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Poços de Caldas / MG

Você está aqui: Home / Notícias / Educadores participam do curso “Mídias na Escola”
Atualizado


Educadores participam do curso “Mídias na Escola”

Aconteceu na manhã de segunda-feira, 7, o 1° Módulo do curso “Mídias na Escola”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Algar.

O objetivo é instrumentalizar os educadores sobre o uso de mídias como ferramentas pedagógicas, além de contribuir com o desenvolvimento dos alunos e a melhoria da qualidade da educação.

Para a gestora de programas sociais do Instituto Algar, Marthina Endo o uso das mídias dentro da sala de aula pode contribuir para o interesse dos alunos, “as mídias podem tornar a aprendizagem mais divertida, interessante e significativa, uma vez que elas fazem parte do cotidiano dos alunos. Além disso, segundo o Prof. José Manuel Moran, as mídias podem ampliar os espaços de aprendizagem para além da sala de aula”.

O curso é direcionado a professores PI que atuam em salas de 5º ano do Ensino Fundamental e professores PII que atuam no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Serão desenvolvidas propostas de trabalho e estudos sobre as mídias e tecnologia na educação, que serão utilizadas no desenvolvimento da leitura, produção escrita e análise pelos alunos.

Ainda de acordo com Marthina as diversas mídias sejam elas impressas ou digitais, é uma forma de encontrar vários conhecimentos de possibilidades que possam ser utilizados nos diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Programa Mídias na Escola visa contribuir com a formação de professores, trazendo atividades e estratégias que auxiliem esse processo de integração dos conteúdos, por meio do desenvolvimento da leitura e da escrita.

A formação será desenvolvida em dois módulos, sendo o Módulo I realizado ontem, das 8h às 17h, no auditório da SME e o Módulo II à distância, com mediação de ferramentas digitais (e-mail e ambiente virtual de aprendizagem).

“A formação não finaliza aí. Agora ela prossegue à distância, com mediação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que o Instituto Algar disponibiliza aos professores cursistas, e no final do ano teremos o último encontro para a mostra dos trabalhos desenvolvidos com os aluno. Cada professor terá seu tempo/espaço para isso. Diante do exposto, avalio esse primeiro momento da formação de maneira bastante positiva e continuaremos trabalhando no suporte ao desenvolvimento do trabalho durante os próximos meses”, destacou a Gerente de Inclusão Digital, Patrícia Lisboa.

Os formadores apresentaram ainda ferramentas de mídia impressa e digital utilizando metodologia bastante dinâmica e flexível, alinhada ao trabalho dos professores. Foram realizadas atividades práticas diferenciadas utilizando recursos como jornais e revistas e receberam dicas de como fazer a flexibilização dessas atividades utilizando mídias digitais.

“A princípio minha visão era bem fechada, eu não tinha noção do que poderia ser usado. Pelo que eu tenho visto e aprendido, espero poder agregar ao meu trabalho. Eu queria mudar o meu trabalho, para que possamos atrair as crianças”, concluiu a professora de Ensino Fundamental I, Clara Helena Magalhães Furtado.

Parceria

O Instituto Algar, responsável por iniciativas sociais nas comunidades em que o grupo Algar atua, começou a atuar na cidade, com o Programa Mídias na Escola. O objetivo é formar professores de escolas públicas para a utilização das mídias como ferramenta pedagógica, a fim de melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades linguísticas, leitura, escrita e letramento. O trabalho será desenvolvido em 13 escolas municipais da cidade, em parceria com a Secretaria de Educação.

Instituto Algar

O grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 27 cidades, 163 escolas parceiras, 11.990 mil alunos beneficiados, 445 educadores envolvidos e a participação voluntária de 2.710 associados da Algar.



Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Deixe seu comentário

Você está em Poços de Caldas / MG
Portal Poços de Caldas
Unidade Poços de Caldas, MG


RR Serviços de Informação na Internet - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X