Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Poços de Caldas / MG

Você está aqui: Home / Notícias / Prefeito e secretário de Saúde anunciam retomada de cirurgias eletivas e doação de máquinas de hemodiálise para Santa Casa
Atualizado


Prefeito e secretário de Saúde anunciam retomada de cirurgias eletivas e doação de máquinas de hemodiálise para Santa Casa

Coletiva no gabinete da Prefeitura aconteceu na tarde de quarta-feira (14)

Em entrevista coletiva, realizada na tarde de quarta-feira (14), o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, anunciaram o repasse de 1 milhão e 239 mil reais para a Santa Casa, em forma de adiantamento. O dinheiro será utilizado para pagamento dos médicos, que estão com os honorários atrasados desde outubro.

A Santa Casa enfrenta dificuldades financeiras, situação agravada pelo não repasse de recursos devidos pelo Estado. Dos quase 15 milhões de reais devidos pelo Governo de Minas ao município de Poços de Caldas, por serviços já realizados nos anos de 2015, 2016 e 2017, 3,4 milhões de reais são devidos a Santa Casa. “Nós fizemos uma consulta e o repasse foi autorizado pelo Governo de Minas. A situação da Santa Casa é séria e nós faremos o que estiver ao nosso alcance. Esse adiantamento está sendo feito com a condicionante de retomada das cirurgias eletivas no hospital. Essa fila é uma angústia para todos e que nós agora pretendemos começar a resolver”, disse o secretário de Saúde Carlos Mosconi.

Na fila das cirurgias eletivas, há pacientes que esperam há mais de quatro anos. São cerca de 2.400 casos que envolvem ortopedia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e geral. Os critérios para atendimento vão incluir cronologia, ou seja, tempo de espera na fila e aspectos clínicos, avaliados pela equipe médica. Os agendamentos devem começar a ser feitos ainda no início do segundo semestre. “Nós temos o compromisso e seremos parceiros na realização dessas cirurgias eletivas. Não vamos medir esforços para que seja zerada essa fila”, afirmou a superintendente da Santa Casa, Renata de Cássia Cassiano, que esteve na coletiva, acompanhada pelo vice-diretor clínico do hospital, Daniel Incrocci.

O prefeito Sérgio Azevedo agradeceu os vereadores pela Moção de Apelo encaminhada ao Governo de Minas, solicitando o pagamento da dívida com o município de Poços e reforçou que apesar das dificuldades, ações do setor de saúde não serão descontinuadas. “Desde fevereiro, retomamos o mutirão de cirurgia de catarata e já foram mais de 600 procedimentos realizados. Na semana que vem tem outro mutirão e vamos atender mais de 200 pacientes. Para quem depende da saúde pública, essas ações são fundamentais”, destacou. O próximo mutirão será nos dias 22 e 23 de junho. O mutirão de cirurgia de catarata é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto do Rio Pardo.

Hemodiálise

Na ocasião também foi divulgada a doação de quatro novas máquinas de hemodiálise, no valor total de 189 mil reais, pela Fundação Itaú Social para a Santa Casa. Atualmente, 89 pacientes de Poços e 10 de outros municípios, utilizam o serviço de hemodiálise da Santa Casa, pelo SUS. “A ideia da ação surgiu ainda no início do ano, quando um gerente nosso encontrou com o prefeito Sérgio na fila de um fast food e em uma conversa informal, colocou a Fundação Itaú Social e o banco à disposição para o custeio de projetos. O prefeito lembrou a situação da Santa Casa e fez a sugestão. Nós entramos em contato com o hospital, que providenciou a documentação necessária, apresentamos o projeto e conseguimos a contemplação. É gratificante saber que a gente tem o papel de poder colaborar com a nossa comunidade. É uma forma do banco devolver à comunidade também, parte do que ele ganha", afirmou Lucas Eduardo Begali Campos, gerente geral do Itaú. Ele esteve na coletiva acompanhado pelo também gerente da instituição financeira, Mauro José Ronchini.

A superintendente da Santa Casa informou que com a doação, o serviço de hemodiálise passa a contar com 21 máquinas em operação constante. “Hoje nós temos 19 máquinas. Com a doação vamos conseguir ter uma máquina reserva no salão e devolver a máquina que sempre é retirada do CTI adulto, gerando um transtorno para o hospital. Com isso, vamos criar mais dois pontos para atender a demanda”, explicou Renata. Cada máquina atende três pacientes por dia e cada paciente faz a hemodiálise três vezes por semana. O secretário de saúde lembrou que as novas máquinas podem evitar a ida de pacientes que precisam da hemodiálise para outros municípios. “Já é uma situação desconfortável ter que passar pelo procedimento, ter que viajar para isso então, é pior ainda. São 12 novas vagas abertas com esta doação, mais conforto para os pacientes e também para as suas famílias”, disse Mosconi.

Este é o terceiro projeto aprovado pela Fundação Itaú Social em Poços. No ano passado, o Lar Criança Feliz recebeu 136 mil reais da instituição. Em 2011, a Santa Casa foi contemplada com a doação de três máquinas de hemodiálise.

O prefeito Sérgio Azevedo agradeceu a Santa Casa e a Fundação Itaú Social e lembrou a importância das parcerias. “Nós precisamos de apoio, por isso não posso deixar de agradecer os representantes do Banco Itaú que acataram a minha sugestão e beneficiaram a Santa Casa com a doação e também a Santa Casa que vai nos apoiar na realização das cirurgias eletivas”.



Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Deixe seu comentário

Você está em Poços de Caldas / MG
Portal Poços de Caldas
Unidade Poços de Caldas, MG


RR Serviços de Informação na Internet - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X