Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Poços de Caldas / MG

Você está aqui: Home / Notícias / Site mostra como seria Poços de Caldas sem intervenções do passado
Atualizado


Site mostra como seria Poços de Caldas sem intervenções do passado

Portal mostra ainda o antes e depois de vários pontos da cidade
Montagem mostra como seria a Rua Prefeito Chagas sem o ribeirão coberto

Os poços-caldenses têm a possibilidade de conhecer o centro da cidade com uma cara totalmente diferente. Isso é possível através de montagens feitas pelo blog “Resgatando Poços de Caldas”, que apresenta imagens em diferentes épocas e cenas alternativas caso obras não tivessem sido realizadas no passado.

Entre as atrações do site, estão diversas montagens com o “Antes/Depois” de pontos bastante conhecidos de Poços. Desde 2015, o idealizador do projeto, Rafael Elias Henrique, tem disponibilizado comparações entre várias áreas da cidade, como a Rua Assis Figueiredo, Parque José Affonso Junqueira e Rua São Paulo. Além disso, eventos do passado e presente, como a Volta Ciclística, podem ser apreciados lado a lado.

“O projeto que tenho, chamado Resgatando Poços de Caldas, começou em 2015, em base da inspiração do outro grupo que eu participava de um amigo, que chama Resgatando São José dos Campos. Este projeto eu comecei na cidade, depois que eu vim morar aqui, pois tive o interesse em pesquisar e mostrar para as pessoas as fotos antigas da cidade, diz Rafael.

A novidade apresentada recentemente no blog é o “Reinventando Poços”. A página traz montagens apresentando como seria a área central da cidade caso algumas intervenções não tivessem sido feitas. “Houve a manifestação do grupo Cidade que engole rios, as pessoas não conseguiam ter a noção de como passava o rio pela cidade. Então o que eu fiz foi mesclar a foto antiga com a foto atual, então depois eu dei uma colorida e apliquei alguns efeitos para obter uma aparência mais realista”, destacou.

O destaque inicial foi para a Rua Prefeito Chagas, que cobre o ribeirão que corta a área central. O ribeirão da foto o do Caldas. Ele passa naturalmente por debaixo da rua e foi coberto em 1929 pelo avanço da urbanização. É inegável que o cenário representado na montagem é aprazível, mas o próprio autor destaca que seria inviável nos dias atuais.

“Esta rua tem um grande movimento de automóveis dia e noite, então se este rio fosse aberto, o trânsito na cidade não fluiria bem. Mas muitos gostariam de ver Poços de Caldas como uma espécie de “Veneza Brasileira” ou “Holanda Brasileira” ou algo assim”, aponta o idealizador do projeto na própria descrição da imagem.

Rafael, que tem conquistado espaço com suas montagens, promete mais em breve a ser conferido no blog ou na página do portal no Facebook.

“As próximas montagens ainda estão sendo definidas, mas planejo mostrar a maioria dos lugares que aconteceram as mudanças para conscientizar a população do que ainda temos e que devemos preservar. Além de que modernizar não significa que é preciso destruir o que temos para fazer novos, pois muita das vezes a restauração e preservação dos locais podem gerar lugares bonitos e também modernos como podemos ver em vários exemplos que temos em Poços ou em outras cidades”, finaliza.

Mais Fotos:



Fonte: Portal da Cidade Poços de Caldas

Deixe seu comentário

Você está em Poços de Caldas / MG
Portal Poços de Caldas
Unidade Poços de Caldas, MG


RR Serviços de Informação na Internet - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X