Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Poços de Caldas / MG

Você está aqui: Home / Colunistas / Contraponto / Vale a pena trabalhar em uma Campanha Eleitoral?
Atualizado


Vale a pena trabalhar em uma Campanha Eleitoral?

Já trabalhei em seis campanhas políticas como profissional da área da comunicação. Tenho relativa experiência e a consciência de que uma campanha é totalmente diferente da outra. Mesmo assim, resolvi escrever este artigo, pensando principalmente nos alunos de Jornalismo e Publicidade para que possam refletir sobre questões importantes, antes de aceitarem um trabalho relacionado ao período eleitoral. As dicas abaixo talvez possam servir para outros profissionais de outras áreas nas inúmeras funções que uma campanha exige. Para não me estender muito, citarei apenas 3 pontos que considero fundamentais, sendo eles:


1) É preciso acreditar no candidato


É preciso ter crença que o candidato é o melhor para sua cidade, seu estado, ou seu país, dependendo do cargo público a ser exercido. Se isto não ocorrer, o trabalho perderá muito, pois não dá para fazer uma campanha eleitoral apenas “sendo profissional”. O voto que o profissional da comunicação pede aos outros tem que ser o mesmo dele na urna. Uma campanha exige envolvimento, emoção e cidadania. Defenda sempre nas ruas que o seu candidato é o melhor para governar ou legislar para a sua cidade, estado ou país. Ninguém “vende bem” o que não “comprou bem”. Se ele será o melhor vereador, prefeito, governador ou presidente? Não dá para saber. Como tantos outros profissionais, já fiz campanhas acreditando no candidato, mas, após sua vitória nas urnas, no exercício do mandato, ele, infelizmente, não correspondeu às minhas expectativas. Faz parte do jogo.


2) É preciso saber qual a sua função (por escrito)


Uma campanha geralmente começa tranquila e ao longo dela, surgem situações de conflitos, desgastes, stress. Então, é preciso estar preparado para enfrentar os momentos de tensão, principalmente, após as pesquisas. Se favoráveis, você é o cara. Se desfavoráveis, você pode ser o cara culpado do fraco desempenho do candidato. Prioritário então, saber exatamente sua função, sua responsabilidade, onde começa e termina a sua tarefa. Por isto, coloque tudo no papel, nada de acordos verbais, mesmo que o papel seja apenas uma formalidade. Não acredite no ‘fio do bigode”. Ele é retirado ao longo do processo e as “caras lavadas” podem aparecer. O papel assinado é um documento (mesmo que sem força legal) comprovando o que foi tratado.


3) Acerte o valor financeiro, sem abrir mão dos seus valores pessoais


No documento acima devem constar, além das funções e horário de trabalho, o valor a ser recebido. Aceite o pagamento em parcelas, se achar viável, mas faça constar o número de parcelas, o valor e a data de pagamento no documento. Lembre-se que a última parcela deve ser paga pelo menos uns 5 dias antes da eleição. Seguro morreu de velho. Contudo, tenha consciência que você, geralmente, fará mais horas que o necessário, seus finais de semana até a eleição estarão comprometidos e muitas vezes, trabalhará durante a madrugada, enquanto a maioria já estará dormindo. Portanto, antes de acertar o trabalho, acerte com sua família (mãe e pai, esposa ou marido, namorado ou namorada) que você estará comprometido com uma campanha eleitoral. Avalie ainda que uma campanha eleitoral pode ser importante (ou não) para a sua carreira, sua experiência, seu aprendizado. Se você residir em uma cidade pequena, pense nas consequências de sua opção. Em geral, quanto menor a cidade, mais quente é a campanha e você poderá ser “rotulado” como pertencente ao grupo X ou Y para sempre.


Finalmente, importante refletir que o valor financeiro é sim muito importante, mas o essencial é não abrir mão da ética, da honestidade e da transparência ao realizar uma campanha eleitoral. É necessário praticar sempre o que usualmente exigimos dos nossos representantes públicos em seus mandatos eletivos.



Fonte: Wiliam de Oliveira

Deixe seu comentário

Você está em Poços de Caldas / MG
Portal Poços de Caldas
Unidade Poços de Caldas, MG


RR Serviços de Informação na Internet - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X