Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Poços de Caldas / MG

Você está aqui: Home / Colunistas / Entreterimento e Cultura / BBB Literário: Imaginou um reality show com escritores?
Atualizado


BBB Literário: Imaginou um reality show com escritores?

É claro que estamos acostumados com reality shows onde pessoas famosas ou não se confinam para disputar um prêmio, aqui no Brasil mesmo tem o BBB e A Fazenda. De vez enquando surge um ou outro para diferenciar, como o Power Couple Brasil (Record) ou o Academia de Drags (Youtube).


Porém lá na Itália existe um reality disputadopor escritores, sim! É comum o autor escrever isolado do mundo, criar seu próprio mundo e personagens para posteriormente levar toda essa magia para os leitores, ele leva o tempo que precisar para isto. Mas e se ele tivesse 30 minutos para criar um texto na frente de três escritores consagrados, uma plateia fervorosa e vigiado por câmeras que captam cada letra que ele usar?


É o que acontece e Masterpiece, reality show produzido pelo canal italiano RAI. A produção recebeu cerca de cinco mil manuscritos de escritores amadores interessados em participar. Cerca de trinta foram escolhidos e assim puderam disputar o prêmio final, que é um contrato com a consagrada editora Bompiani, com mais de 90 anos de existência.


Os jurados do programa, produtora responsável por American Idol, são os escritores italianos Andrea de Carlo, autor de 18 livros, Giancarlo De Cataldo, com 26 obras publicadas, e Taiye Selasi, contista com apenas um romance publicado.


Além de escrever sob pressão dos jurados, das câmeras e do público, os aspirantes a escritor precisam cumprir algumas outras provas, como recitar trechos de seus livros e abordar o diretor de uma grande editora num elevador para convencê-lo a ler um texto original. No fim de cada episódio do programa, um finalista é selecionado e grandes escritores italianos dão dicas para escrever melhor. Se o texto for ruim demais, os jurados o rasgam na frente do autor!


O programa gerou uma série de crítica, desde o nome, já que é uma palavra inglesa, disseram não fazer sentido já que o programa queria enaltecer a literatura italiana. Outros até acharam que o programa vulgarizou a literatura, mas e você, o que acha disso?


Será que o Brasil estaria preparado para assitir a um reality assim?



Fonte: RAI TV

Deixe seu comentário

Você está em Poços de Caldas / MG
Portal Poços de Caldas
Unidade Poços de Caldas, MG


RR Serviços de Informação na Internet - 17.373.881/0001-99
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X